Dóris Bittencourt Almeida

Percursos de um Arq-Vivo: entre arquivos e experiências na pesquisa em História da Educação. Porto Alegre: Editora Letra1, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.21826/9786587422077

Prefácio

Com um título sugestivo – Percursos de um Arq-Vivo: entre arquivos e experiências na pesquisa em História da Educação – a autora reúne artigos que são resultado de sua gestão e intervenção, como historiadora e professora, no Arquivo da Faculdade de Educação da UFRGS, em Porto Alegre. Apresentados em duas partes, os textos abordam a prática arquivística e seus desdobramentos na historiografia do tempo presente e seguem, delicadamente, tratando de vários materiais/documentos ditos ordinários (cadernos, agendas, bilhetes, recortes, anotações variadas) que integram arquivos pessoais de professores e professoras que atuaram na UFRGS e que se dispuseram a deixar seus guardados e, em muitos casos, seus depoimentos orais sob os cuidados desse Arquivo agora dado a ver e aberto a consultas.

Maria Teresa Santos Cunha

Prefácio

O projeto de Dóris e sua equipe tem o mérito de avançar muito na ideia de organização de arquivos – institucionais, pessoais, orais, arquivos, ... , em síntese, em cada página desse livro, várias gerações de professores, alunos e funcionários tem suas histórias e de seus colegas presentes. (...) A obra de Dóris irá se tornar um clássico para colaborar e orientar outras instituições em conservarem seu patrimônio histórico-educativo e, especialmente, para a formação de futuros professores pesquisadores.Ao leitor que finalizou essa leitura, espero que tenha sido tocado para a importância do passado-presente e da memória que alimenta nosso presente e futuro.

Maria Helena Camara Bastos